O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), confirmou ontem a sua participação no ato em defesa do mandato de José Dirceu, que acontecerá em São Paulo, na próxima sexta-feira, a partir das 19h, na Câmara Municipal de São Paulo. O ato terá a presença de representantes dos setores sociais que, nas últimas semanas, têm manifestado apoio ao deputado.
Entre os apoiadores estão artistas e intelectuais, como Oscar Niemeyer, Dalmo Dallari, Ziraldo, Consuelo de Castro, Fernando Morais, José de Abreu, Paulo Mendes da Rocha, Cosette Alves, Eleonora Mendes Caldeira, Augusto Boal, Paulo Betti e Antônio Abujamra; além de sindicalistas, jornalistas, políticos, advogados, juristas e movimentos populares.
Também já confirmaram presença o presidente estadual do PT-SP, Paulo Frateschi, e o presidente do Diretório Municipal de São Paulo, Paulo Fiorilo. Os organizadores do ato entendem que o processo de cassação de José Dirceu viola a Constituição Federal, já que pretende cassar, sem provas e atropelando princípios legais elementares, um direito conquistado pela vontade democrática de mais de meio milhão de eleitores.
A tese de que o processo que pede a cassação do mandato de deputado federal do ex-ministro da Casa Civil tem motivação política e não técnica, foi defendida também pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista ao programa Roda Viva. o que provocou reações entre parlamentares de oposição e mesmo integrantes da CPMI dos Correios.