São Paulo (AE) – O Partido dos Trabalhadores (PT) realizará prévia, neste domingo, em todo o estado, para definir se a cabeça de chapa da legenda nas eleições ao governo de São Paulo ficará com a ex-prefeita Marta Suplicy ou com o senador Aloizio Mercadante. A direção da sigla está orientando os diretórios municipais a iniciarem a apuração imediatamente após o fim das votações, para que o nome do candidato petista seja conhecido já no dia seguinte (segunda-feira, dia 8). Como o adversário do PT neste pleito, o tucano José Serra, está liderando com larga vantagem as pesquisas de intenção de voto, os petistas acreditam que é fundamental definir logo o nome de seu concorrente para tentar reduzir a vantagem do ex-prefeito na corrida ao Palácio dos Bandeirantes.
A prévia será realizada das 9 às 17 horas, em votação secreta e com cédulas de papel, em 524 dos 645 municípios do estado. São Paulo possui o maior número de filiados da legenda e cerca de 197 mil petistas estão aptos a votar em Marta ou Mercadante neste domingo. Esta é quarta prévia que a sigla realiza para definir a candidatura ao Palácio dos Bandeirantes. A primeira delas ocorreu em 1994. Ao comentar este processo interno de decisão, o secretário-geral da legenda em São Paulo, vereador João Antônio, ironiza os tucanos: "Os nossos filiados têm participação direta nas decisões do partido, diferente do que ocorre com os tucanos, onde as decisões são tomadas por alguns poucos caciques".
Os concorrentes Marta Suplicy e Aloizio Mercadante garantem que têm a maioria dos votos para a disputa com José Serra no estado. O senador petista, inclusive, chegou a divulgar pesquisa telefônica realizada pelo Instituto Opinião, dizendo que ele tem uma vantagem sobre a ex-prefeita de mais de 10% nas intenções de voto dos filiados.