O PSOL pediu nesta quinta-feira (25) ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) que investigue eventuais atividades financeiras envolvendo o PT e a Cisco do Brasil, subsidiária da multinacional americana Cisco System Inc. A suposta transação envolve a doação de R$ 500 mil da empresa ao partido, como contrapartida para algum benefício em uma licitação da Caixa Econômica Federal.
O repasse do dinheiro teria sido registrado em conversa telefônica gravada pela Polícia Federal (PF). Segundo o deputado Chico Alencar (RJ), líder do PSOL, a "doação" pode configurar em crime de lavagem de dinheiro. A Cisco é acusada de montar um esquema de fraudes na importação de equipamentos de informática e softwares em São Paulo, com ramificações no Rio de Janeiro e na Bahia. O esquema de fraudes, desmantelado na semana passado pela operação Persona, da Polícia Federal e Receita, teria provocado um prejuízo de R$ 1,5 bilhão aos cofres públicos.
Em nota, a Caixa Econômica Federal (CEF) negou qualquer envolvimento com o esquema e explicou que embora tenha equipamentos fabricados pela Cisco, eles foram adquiridos em licitação pública por meio de outras empresas. De acordo com a nota, os vencedores dos últimos pregões, de 2000 a 2007, onde estão incluídos produtos da Cisco, foram apenas seis empresas: Damovo, Conecta, CPM, Telefônica, Medidata e IBM.