O crescimento de dois pontos do candidato tucano José Serra nas pesquisas deu novo fôlego ao comando de sua campanha, que já trabalha as articulações políticas para um eventual segundo turno contra o candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva. Líder nas pesquisas de intenção de voto para o governo de Minas Gerais Aécio Neves (PSDB) foi incumbido de conversar com o ex-governador tucano Tasso Jereissati para convencê-lo a ajudar na eleição de Serra. Dependendo do resultado das urnas, Aécio e Tasso devem se encontrar na segunda-feira (07).
?Tenho conversado muito com o Tasso e ele precisa ser reincorporado?, afirmou hoje Aécio Neves. Segundo ele, o ex-governador foi receptivo à proposta de ajudar na eleição de José Serra, na eventualidade de segundo turno. ?É claro que ainda falta uma conversa importante com o Tasso, mas não tenho dúvidas de que ele vai entrar para valer na campanha do Serra?, disse o ex-governador tucano Eduardo Azeredo, candidato ao Senado por Minas, e que também participa das articulações em torno da candidatura de Serra.
Mas a aparente boa vontade de Tasso em ajudar Serra não é de graça. O ex-governador do Ceará apostou todas as suas fichas na eleição do candidato da Frente Trabalhista, Ciro Gomes (PPS), seu amigo de longa data. E agora, com Ciro Gomes amargando um quarto lugar na corrida presidencial, Tasso Jereissati luta por sua sobrevivência dentro do PSDB e tenta se recompor com seus antigos parceiros. O ex-governador tinha pretensões de ser o candidato tucano à Presidência, mas acabou preterido. Seu apoio a Ciro Gomes foi duramente criticado no PSDB, até por antigo ?tassistas?, como Renata Covas, filha do ex-governador Mário Covas. Covas defendia a escolha de Tasso para disputar a sucessão de Fernando Henrique Cardoso.
Diante da possibilidade de vir a disputar o segundo turno contra Lula, Serra está buscando o apoio de todos os seus aliados.
Além da missão do desejo de trazer Tasso de volta ao ninho tucano, José Serra pediu ajuda a Aécio para tentar ganhar a eleição presidencial. Minas é o segundo maior colégio eleitoral do País e Aécio Neves deverá ganhar a eleição no primeiro turno.
?Me coloquei à disposição do Serra tanto em Minas como fora do Estado?, disse o candidato ao governo de Minas. Ele já avisou, no entanto, que não vai participar de nenhum tipo de ataque ao candidato do PT. ?O melhor caminho é mostrar as qualidades do candidato?, ponderou.
Aécio Neves encerrou hoje sua campanha ao governo de Minas em Juiz de Fora. Deveria fazer à noite um comício ao lado do governador de Minas, Itamar Franco. Há 20 anos, Tancredo Neves, avô de Aécio, também encerrou sua campanha para o governo do Estado na mesma cidade e em parceira com Itamar. Durante o dia, Aécio visitou sua avó, Risoleta Neves, no Solar dos Neves, em São João Del Rei. Fez carreata pelas ruas da cidade, onde foi aplaudido. ?Não sei se ele vai chegar à Presidência. Mas ele tem a coragem, a dignidade e o charme do avô?, disse Risoleta Neves.