PSDB move ação contra MP que abre crédito de R$ 3 bi

O PSDB ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), com pedido de medida cautelar, contra a Medida Provisória 395, que determina a abertura de crédito extraordinário superior a R$ 3 bilhões para atender diversos órgãos do Poder Executivo. A MP prevê ainda que a maior parte dos recursos será proveniente da União e a verba pode se usada em projetos, operações especiais e atividades de diferentes áreas do Executivo.

Na ação, o PSDB sustenta que a MP não observou os termos da Constituição Federal, que nos artigos 167 e 62 prevê que o crédito "extraordinário" tem como finalidade suprir despesas consideradas imprevisíveis e urgentes como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública. Além disso, a Constituição proíbe a criação de MP para matérias orçamentárias, exceto nos casos extraordinários.

Dessa forma, o PSDB pede a concessão de medida cautelar para evitar os "graves prejuízos e outros efeitos danosos absolutamente irreversíveis" caso a MP, editada pelo presidente da República, permaneça em vigor. As informações são do site do STF.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo