PSDB decide antecipar escolha de seu candidato à presidência

São Paulo (AE) – O presidente nacional do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), admitiu ontem que a indecisão do partido em definir o candidato a presidente é prejudicial. A partir de conversas com o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), e o governador Geraldo Alckmin (PSDB), pré-candidatos a presidente, além de outros tucanos, a legenda quer definir o nome do candidato até o início de março. Jereissati afirmou que pretende trabalhar bastante para anunciar essa decisão logo após o carnaval. Ele negou que a legenda seja prejudicada por uma suposta hesitação de Serra em deixar a prefeitura para disputar a Presidência. ?A indecisão é do partido?, disse, reconhecendo que há ?uma ansiedade enorme? entre os tucanos em relação à escolha. Mais uma vez, Jereissati negou que a sigla possa convocar uma convenção para a escolha do candidato, alegando que a agremiação é grande e que o entendimento será articulado entre os líderes, o prefeito de São Paulo e Alckmin.

O presidente nacional do PSDB não endossou críticas de tucanos à atuação do ex-presidente Fernando Henrique, que poderia ter prejudicado o desempenho dos candidatos da legenda. ?O presidente Fernando Henrique é a liderança mais importante do partido e tem o nosso respeito. É uma voz autorizada do PSDB?, disse, referindo-se a comentários de que a rejeição a Fernando Henrique prejudicaria o desempenho do prefeito e do governador de São Paulo contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O governador Geraldo Alckmin defende a necessidade de o PSDB antecipar a escolha do candidato à presidência. Segundo ele, o adiamento sobre a definição em torno de seu nome ou do prefeito José Serra é prejudicial ao partido. ?Eu acho que não se deve postergar essa decisão. Isso traz prejuízo não aos possíveis candidatos, mas ao partido. É o partido que se prejudica com essa indefinição?, disse o governador, reiterando as críticas da política econômica do governo federal e evitando falar sobre as pesquisas internas do PSDB que sugerem José Serra como o candidato tucano com maior chance de derrotar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas próximas eleições. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo