Brasília (AE) – O Partido Socialista Brasileiro (PSB) vai se reunir na quinta-feira à tarde com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, para discutir a participação no governo, inclusive, as possíveis mudanças com a reforma ministerial. A informação é do líder do governo, Beto Albuquerque (PSB-RS).
Atualmente, o partido está a frente das pastas da Integração Nacional, com o ministro Pedro Brito, e da Ciência e Tecnologia, com o ministro Sérgio Rezende. Pedro Brito era secretário-executivo do então ministro da Integração Nacional Ciro Gomes e ambos entraram no PSB após a saída do PPS. Sérgio Rezende também era secretário-executivo da Ciência e Tecnologia enquanto o atual governador de Pernambuco, Eduardo Campos, era ministro.
A reunião deve contar com a presença do líder do governo, do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do presidente de honra do partido, Roberto Amaral, e dos líderes do PSB na Câmara, Márcio França (SP), e no Senado, Renato Casagrande (ES).
O presidente Lula, para montar o quebra-cabeça que passou a ser a sua equipe para o segundo mandato, já conversou com o PMDB e com o PDT. O primeiro partido deverá ter uma gorda fatia do governo, mas as funções ainda não foram definidas. Quanto ao segundo, o ministro Tarso Genro acenou apenas que se trata de um partido com dimensão para assumir um ministério.