O Ministério da Educação (MEC) divulgará nesta quarta-feira, 6, o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino superior privadas. A lista dos selecionados poderá ser acessada na página oficial. (http://siteprouni.mec.gov.br/)

continua após a publicidade

De acordo com MEC, serão ofertadas 243.888 bolsas, das quais 116.813 são integrais e 127.075 são parciais. O ministério informou que, nesta primeira edição, participam do programa 1.239 instituições de educação superior de todas as regiões do País. Aqueles que forem pré-selecionados terão desta quarta-feira até o dia 14 para fazer a matrícula.

continua após a publicidade

O processo seletivo para o ProUni tem como foco estudantes egressos do ensino médio na rede pública ou de escolas particulares caso tenham sido bolsistas integrais, pessoas com deficiência e professores da rede pública. O candidato também precisa ter renda familiar per capita de até três salários mínimos.

continua após a publicidade

Os candidatos que não forem selecionados na primeira chamada poderão ainda ser aprovados na segunda, que será divulgada no dia 20 de fevereiro. Quem não for escolhido, pode integrar a lista de espera nos dias 7 e 8 de março.

Documentos exigidos

Candidatos selecionados deverão fazer a matrícula na faculdade para as quais foram aprovados. Nesse momento, precisarão apresentar documentos como de identificação, comprovante de residência, comprovante de rendimentos dele e da família e comprovante de conclusão de ensino médio em escola pública ou de recebimento de bolsa de estudos durante o ensino médio em escola particular.

Chamadas

Serão feitas duas chamadas do ProUni e os resultados serão divulgados nos dias 6 e 20 de fevereiro. Os aprovados na primeira chamada terão de se apresentar nas faculdades para comprovar informações e prestar processo seletivo próprio da unidade, caso a entidade o tenha, entre os dias 6 e 14 de fevereiro. Para a segunda chamada, o prazo será de 20 a 27 de fevereiro.

O registro de aprovação ou reprovação no Sistema Informatizado do Prouni (Sisprouni), assim como a emissão dos termos de concessão ou reprovação de bolsa serão feitos pelas instituições de ensino superior entre os dias 6 e 18 de fevereiro, para a primeira chamada, e 20 de fevereiro a 1º de março, para a segunda.

Lista de espera

Os candidatos também podem participar da lista de espera do ProUni, mas precisam se cadastrar no site do programa nos dias 7 e 8 de março. As faculdades terão como acessar a lista no dia 11 de março e os estudantes que se inscreverem devem se apresentar nas instituições nos dias 12 e 13 de março. O registro de aprovados e reprovados para a lista de espera do ProUni será realizado no período de 14 a 21 de março.

Nota

O MEC estabelece que a nota mínima para participar no ProUni é de 450 pontos na média aritmética das notas obtidas nas provas do Enem. O cálculo é feito a partir da soma das notas das cinco provas do exame e, depois, dividindo por cinco. Outra exigência é que a nota da Redação deve ser maior do que zero.