O presidente da Statoil Hydro do Brasil, Jorge Camargo, afirmou nesta terça-feira (4) que as reservas do campo petrolífero de Peregrino, na Bacia de Campos, podem ser elevadas da projeção atual, de 500 milhões de barris, para até 700 milhões de barris. Segundo ele, a estimativa de aumento é baseada em novas pesquisas que vêm sendo realizadas pela companhia na região, além do potencial de ampliação do fator de recuperação das reservas, hoje projetado em 20%.
A Statoil Hydro anunciou ter comprado os 50% de participação no projeto da americana Anadarko. Assim, a companhia de origem norueguesa passa a deter a totalidade da concessão.
Peregrino foi descoberto em um bloco concedido na segunda rodada de licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e deve começar a produzir em meados de 2010. O projeto atual prevê uma produção de 100 mil barris de petróleo por dia a um investimento de cerca de US$ 2,5 bilhões. O óleo é pesado, com 14º API (medida internacional de qualidade do petróleo), uma das apostas para o crescimento futuro da companhia, que hoje produz 1,7 milhão de barris de óleo e gás – dos quais 1,5 milhão são extraídos na Noruega.
"É um projeto muito importante para nós. Com a aquisição (dos 50% da Anadarko) nos tornamos uma das companhias com maior potencial de crescimento no Brasil", afirmou Camargo. Segundo ele, a empresa já investiu US$ 650 milhões no País. Para o futuro, além de Peregrino, prevê a perfuração de sete poços exploratórios em concessões adquiridas nos leilões da ANP.