O comando da campanha do candidato da Grande Aliança à Presidência, José Serra (PSDB), decidiu partir para o ataque ao petista Luiz Inácio Lula da Silva na reta final da campanha. O programa do horário eleitoral gratuito de José Serra, exibido na tarde dessa terça-feira, centrou suas críticas no PT e em seu presidente nacional, deputado José Dirceu.
No início do programa, foi exibido um edital da Prefeitura petista de São Paulo para a contratação de fiscais de rua. Entre as qualificações exigidas para o cargo, está o diploma de nível superior. Após mostrar o edital, a locutora do programa de José Serra disse: ?Edital da Prefeitura do PT de São Paulo exige que os fiscais de rua tenham diploma universitário, já para a Presidência da República, Lula diz que não precisa.? Em seguida apareceu no vídeo a seguinte mensagem: ?Lula, ou ele esconde o que pensa ou não sabe o que diz.?
Apesar da mudança de estratégia, motivada em função de análises que indicam a probabilidade de Lula vencer o pleito no primeiro turno, os marqueteiros de Serra voltaram a utilizar a exibição de declarações dos adversários para atacá-los. Foram exibidas cenas de José Dirceu discursando, há dois anos, na greve dos professores em São Paulo: ?Mais mobilização, mais greve, vamos derrotar nas ruas e nas urnas, tem que apanhar nas ruas e nas urnas.? Em seguida, em off, o locutor do programa de Serra anunciou: ?Uma semana depois, o deputado foi atendido?, e foram exibidas cenas do falecido governador Mário Covas (PSDB) sendo agredido na greve dos professores.
Antes da exibição dessas cenas, o locutor do programa de José Serra fez a seguinte introdução: ?O PT se mostra bem maquiado, bonzinho e bem equilibrado para ganhar as eleições?. Depois, o locutor disse que o programa iria mostrar o presidente nacional do PT, José Dirceu, discursando. ?Tudo isso aconteceu há apenas dois anos e se Lula for eleito presidente, ele (Dirceu) terá muito poder?, afirmou o locutor. No final da exibição das imagens de Covas sendo agredido, apareceu a seguinte mensagem: ?Este PT você não vê na TV.?
A nova estratégia dos tucanos, com relação ao adversário Luiz Inácio Lula da Silva, é colocada em execução antes mesmo da reunião que o comando de campanha de Serra fará, nesta quarta-feira, em Brasília. Para assessores ligados à campanha tucana, a menos de 20 dias da realização do pleito, é fundamental reverter a probabilidade levantada por analistas e pelo próprio mercado financeiro, de que Lula poderá vencer a disputa no dia 6 de outubro. Entre as medidas elegidas pelo comando tucano, os ataques ao PT estão entre as prioridades.