Programa de Inclusão Digital leva internet a comunidade quilombola

Brasília ? Mais um quilombo foi conectado à internet banda larga por meio do programa Gesac (Governo Eletrônico ? Serviço de Atendimento ao Cidadão), do Ministério das Comunicações. No dia 10/10, o Quilombo Fazenda Picinguaba, localizado na região norte de Ubatuba (SP), ganhou um telecentro com seis computadores doados pelo Banco do Brasil.

Isso só foi possível graças a uma parceria do Ministério das Comunicações com o Ministério de Minas e Energia, que levou o Programa Luz para Todos até a comunidade. Com a chegada da luz elétrica e a inauguração do telecentro, os moradores passaram a ter acesso às diversas possibilidades abertas pela internet.

?Nossa meta é levar a inclusão digital a todas as comunidades quilombolas e indígenas do Brasil. Estamos fazendo uma verdadeira revolução, levando a internet em alta velocidade para todos os cantos do país?, afirmou o ministro das Comunicações, Hélio Costa.

Cerca de cem pessoas moram no Quilombo Fazenda Picinguaba. De acordo com a implementadora responsável pelo ponto, Karinna Bueno, o telecentro tem despertado o interesse dos moradores, que vão passar por oficinas de capacitação a partir de novembro. Para acessar a internet, as crianças e adolescentes da comunidade mantêm o compromisso de freqüentar a escola.

Telecentro

O telecentro é um ponto onde há computadores disponíveis para uso gratuito da comunidade. A conexão à internet é feita em banda larga, o que permite a recepção de programas de TV educacionais e de telemedicina, realização de cursos profissionalizantes, treinamento de professores, entre outros. O ponto conta também com monitor para ajudar os usuários na utilização das ferramentas disponibilizadas pela internet.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo