A produção de aço bruto brasileira subiu 6,8% no acumulado do ano até maio, em comparação com igual período no ano passado, atingindo 14,513 milhões de toneladas, divulgou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS), utilizando dados preliminares. Ainda segundo o instituto, em maio deste ano, a produção de aço bruto subiu 2,8% em maio, ante igual mês em 2007, para 2,972 milhões de toneladas.
O instituto revelou ainda que as vendas para o mercado interno subiram 19,9% de janeiro a maio deste ano, ante igual período no ano passado, atingindo 9,515 milhões de toneladas. Em maio, as vendas para o mercado interno subiram 13%, ante maio do ano passado, alcançando 2,007 milhões de toneladas.
Já as vendas para o mercado externo das usinas caíram 11,3% de janeiro a maio deste ano, ante igual período no ano passado, atingindo 3,796 milhões de toneladas. Em maio, as vendas para o mercado externo tiveram queda de 11,5% ante maio do ano passado, com montante de 716 mil toneladas.
Em comunicado, o IBS informou que em maio as vendas internas foram recorde tanto em laminados planos quanto longos, atingindo 1,9 milhão de toneladas, 13% superior ao mesmo mês no ano passado. "Houve crescimento de compras em todos os setores, mas especialmente no automotivo, construção civil e distribuição", esclareceu.
Já as vendas para o mercado externo de produtos acabados, segundo o instituto, tiveram queda de 25,6%, "tendo em vista que está havendo redirecionamento de produtos para o mercado interno", segundo informou o IBS. "Quanto aos semi-acabados, observa-se aumento de 4,7%, tendo em vista o aumento de capacidade instalada com a entrada, em 2007, de novos projetos", esclareceu o instituto, em comunicado.