Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante uma reunião que varou a madrugada de quinta-feira para sexta-feira de seu partido, o PT, ser causador de problemas para o governo e alertou para o risco de o partido fazer o jogo da oposição. Lula, que está empenhado em se reeleger no ano que vem, acredita que tudo que está ocorrendo – como o desejo de a oposição criar a CPI mista dos Correios – não passa de uma estratégia de a oposição enfraquecer o governo e com isto ter chances de êxito nas eleições presidenciais do ano que vem.
Para Lula, a oposição quer voltar ao poder, e o PT deve ter uma conduta mais firme de apoio ao Palácio do Planalto. A reunião contou com 25 deputados da coordenação da bancada petista e foi realizada na Granja do Torto. Lula cobrou humildade e responsabilidade do partido, chamando de equivocados os que ?acham que vão salvar seu próprio mandato?. Para o presidente, ?se o governo vai bem, todos vão bem. Se vai mal, afundamos juntos. Não existe saída individual. Estamos no mesmo barco?, disse.
Ele disse que não vai se manifestar de público contra a CPI dos Correios e que também não vai dizer ?o que vocês devem fazer?, mas ele acha errado o partido entrar no clima de palanque eleitoral, como vem chamando a tentativa da oposição de investigar, no Congresso, as denúncias de propinas para o PTB através de recursos de empresas estatais. Não foram convidados para o encontro os deputados do PT que pertencem, a coordenação política, mas assinaram o requerimento pedindo a criação da CPI.
Chocado
Entre os desacertos do PT no Congresso, Lula ainda não se recuperou do trauma que foi a eleição de Severino Cavalcanti (PP-PE), para a presidêcia da Câmara dos Deputados, provocada principalmente pela divisão do próprio PT em duas candidaturas. ?Às vezes, causamos problemas para nós mesmos?, lamentou Lula. ?Dormi achando que estava tudo certo. Quando acordei, fiquei chocado.? Num desabafo de mais de 40 minutos, Lula disse que o ?objetivo da oposição não é atingir o Roberto Jefferson. É o PT?.
Ainda segundo convidados, o presidente afirmou que a oposição tenta desmoralizar o governo porque não tem como competir em qualidade administrativa com o PT. ?Se compararmos, nossos números são melhores do que qualquer governo. Mas não basta. Temos que superar os problemas políticos?, disse Lula.