O primeiro mosteiro da Ordem de São Bento a abrigar mulheres no continente americano fica na cidade de São Paulo e está completando cem anos na próxima quinta-feira. Hoje localizada em uma construção modernista no sopé da Serra da Cantareira, na zona norte, a Abadia de Santa Maria abriga 20 monjas e deu origem, de maneira direta ou indireta, a 15 mosteiros beneditinos femininos em todo o Brasil.
As comemorações pelo jubileu começam amanhã, quando o cardeal e arcebispo metropolitano de São Paulo, d. Odilo Scherer, celebra uma missa no mosteiro. Até quinta, deve ficar pronto um afresco com a imagem da Virgem Maria, pintado em uma das paredes da igreja pelo artista Claúdio Pastro, responsável pelas obras de arte da Basílica de Aparecida, no interior paulista.
Na data do aniversário, dia 24, abades, abadessas, monges e monjas de todo o Brasil estarão presentes na missa de celebração, incluindo a atual abadessa de Stanbrook, mosteiro inglês que inspirou o “irmão” brasileiro no século 20. Inclusive no nome, já que se chama Saint Mary.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.