Seis presos foram transferidos, depois de um motim ocorrido na tarde de ontem, na Central de Triagem da Cremação, em Belém, no Pará, segundo a Agência Pará de notícias.
Cerca de 50 detentos atearam fogo em lençóis e toalhas por volta das 13h30, quebraram a câmera de segurança e jogaram café quente no vice-diretor da unidade. Eles pediam a transferência de presos para outros estabelecimentos da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe). O fogo foi contido e todos os detentos passaram por revista.
O diretor da Central, Anderson Palheta, solicitou a punição de dois dos envolvidos na movimentação, com medidas disciplinares, pelos danos na câmera de segurança do estabelecimento e pela violência contra o vice-diretor.
Eles foram autuados e responderão por danos ao patrimônio, desordem e tentativa de agressão. A Central da Cremação tem capacidade para 80 presos, mas atualmente abriga 158.
O coordenador geral penitenciário, coronel Jean Marcel, informou que a transferência dos internos da Central de Triagem já havia sido decidida antes do motim.