Uma operação do Ministério Público do Rio de Janeiro com as Polícias Federal e Civil prendeu 12 pessoas suspeitas de integrarem uma quadrilha responsável pelo tráfico de drogas na favela do Jacaré, em Piratininga, em Niterói, na manhã de hoje.
O grupo também é suspeito de participar da morte do policial federal Carlos Henrique Ramos Cerqueira, em outubro de 2011.
Os policiais cumprem mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Criminal de Niterói. Duas já estão sob custódia e outras duas estão foragidas. Foram apreendidos ainda dez quilos de drogas e sete veículos.
De acordo com o Gaeco (Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público, as investigações que desencadearam a operação Esfola começaram logo após o assassinato do policial federal, no dia 26 de outubro. Dois inquéritos para apurar o crime foram abertos na 81ª DP (Itaipu) e na Delegacia da Polícia Federal de Niterói.
Escutas telefônicas autorizadas pela Justiça identificaram ao menos16 integrantes do grupo criminoso, que tem ligação com a facção criminosa Comando Vermelho.