A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu ontem um homem suspeito de comprar materiais de uso militar e policial para equipar o traficante Francisco Antônio Bonfim Lopes, o Nem, chefe do tráfico de drogas da Favela da Rocinha. As compras, segundo investigações da polícia, que duraram dois meses, eram feitas na loja especializada em artigos militares Unimil, localizada na Praça Mauá, no centro da capital fluminense.

continua após a publicidade

Michael Chaves da Silva, de 30 anos, que foi preso no centro do Rio de Janeiro, é apontado como integrante da quadrilha de Nem. Ele também é investigado por associação para o tráfico de drogas e estelionato e suspeito de participar do confronto com policiais militares próximo ao hotel Intercontinental, em São Conrado, ocorrido em agosto deste ano.

Segundo a polícia, no momento da prisão, Silva tinha acabado de adquirir materiais como coldres de pistola, bandoleiras de fuzil, calças táticas pretas, joelheiras, camisas pretas, coturnos militares e coletes táticos de uso policial.

Em depoimento, ele disse que era a quarta vez que adquiria esse tipo de material para ser entregue ao traficante Nem. Ainda segundo Silva, o material foi vendido por uma funcionária da loja, sem que lhe fosse cobrado qualquer tipo de identificação ou questionado o destino do material. O estabelecimento também não teria emitido a nota de controle fiscal.

continua após a publicidade

Por telefone, uma funcionária da loja disse, no entanto, que o comprador de aparatos militares ou policiais deve apresentar uma identificação militar. A funcionária informou ainda que a loja faz cadastro de compradores “vips”. A Unimil fica em frente ao 1º Distrito Policial (Praça Mauá).