Preso empresário que deu golpe do Papatudo

Rio (AE) – O empresário Arthur Osório Falk, dono da Interunion Capitalização, que administrava o Papatudo, atualmente em liquidação judicial, foi preso na noite de quarta-feira por ordem do desembargador Abel Gomes, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 2.ª Região (Rio e Espírito Santo). Acusado de tentar criar fatos no processo que pedia a revisão da sua condenação a 13 anos e 2 meses de cadeia, Falk teve a condenação confirmada no último dia 12 de julho, quando a 1.ª Turma Especializada do TRF acompanhou o voto de Gomes, relator do processo.

A pena foi reduzida para 9 anos e 2 meses e multa de R$ 192,5 mil. Na ocasião, porém, a Justiça lhe garantiu o direito de apelar em liberdade. Doze dias depois, as procuradoras regionais da República Silvana Batini Gós e Mônica Campos de Ré requereram a prisão temporária e a execução provisória da condenação em nome da garantia da ordem pública e para assegurar a aplicação da lei penal.

Elas demonstraram no processo a pressão que o empresário vinha fazendo junto à Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão fiscalizador da Interunion. O empresário tentou, segundo as procuradoras, criar fatos que ajudassem sua defesa. Segundo a documentação apresentada ao desembargador, Falk teria interferido na destituição do antigo liquidante da Interunion, Antônio Roberto Nóbrega Telles de Menezes. As procuradoras utilizaram ainda a dupla nacionalidade do empresário como argumento para o risco de fuga do País.

A Interunion, nos anos de 1994 e 1995, lançou 555 milhões de títulos de capitalização, chamados Papatudo, vendidos com o atrativo de sorteios de brindes pela TV às pessoas das classes E e D. Eles deveriam ser resgatados depois de 12 meses pela metade do valor mais o rendimento. Como Falk desviou o dinheiro arrecadado para outras empresas do seu grupo, a Interunion quebrou sem ter como recomprar os papéis. Até hoje são 155 milhões de títulos não resgatados. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo