Brasília – A Polícia Federal (PF) prendeu ontem o assessor parlamentar José Adalberto Vieira da Silva no Aeroporto de Congonhas, zona sul de São Paulo, quando ele embarcava com R$ 209 mil numa mala e US$ 100 mil distribuídos dentro da cueca. Silva, que tentava embarcar num vôo que ia para Fortaleza com escala em Brasília é assessor do deputado estadual José Nobre Guimarães (PT-CE), irmão do presidente nacional do PT, José Genoino, e secretário de mobilização do PT cearense.
A mala era de náilon, de carregar microcomputador, azul marinho e trazia estampada a expressão em inglês ?No stress? (sem estresse). Foram encontrados nela também uma agenda comemorativa dos 25 anos do PT, anotações, atas de reuniões e farto material do partido.
A prisão do petista torna ainda mais complicada a situação de Genoino, cuja permanência na presidência do partido será decidida neste fim de semana. Ele é acusado de ligações com o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, suspeito de ser operador do ?mensalão?, mesada paga a parlamentares da base aliada em troca de apoio ao governo no Congresso.
Por causa das ligações do partido com Valério, foram afastados da legenda os secretários de Finanças e Planejamento, Delúbio Soares, e o geral, Sílvio Pereira. Os dois prestaram depoimento ontem na PF, como suspeitos de tráfico de influência. Genoino deverá ser intimado para depor na próxima semana.
Preso em flagrante, Silva foi ouvido durante uma hora na sala da PF no aeroporto e, a seguir, levado para a superintendência da instituição na capital paulista, onde ficará à disposição da Justiça, da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Correios e do Ministério Público (MP). ?Dólar na cueca é pior que batom na cueca. É tão flagrante que parece coisa armada?, disse um policial que participou da operação.
Silva foi candidato do PT em 2004 a vereador de Aracati, no litoral cearense, próxima a Canoa Quebrada, sob o número 13.123. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará informou que ele teve apenas 215 votos. Silva foi enquadrado nas Leis 7.492 (crimes contra o sistema financeiro) e 8.137 (crimes contra a ordem tributária).
Pessoa simples
O líder do PT na Assembléia Legislativa do Ceará, José Nobre Guimarães, irmão do presidente nacional do PT, José Genoino, afirmou ontem que o assessor parlamentar José Adalberto Vieira da Silva não lida com verbas e atua apenas como articulador político no litoral leste do Ceará. ?Não falei com ele nesses últimos dias e nem sabia que estava vindo para São Paulo. Não sabia e nem autorizei?, afirmou Guimarães, por telefone.
O deputado é líder do PT na Assembléia Legislativa do Ceará e integrante do diretório nacional do partido. Ele está em São Paulo desde segunda-feira, onde participa do encontro do diretório nacional. Perguntado se saberia para que o assessor carregava o dinheiro, Guimarães respondeu: ?Não faço a mínima idéia.?
De acordo com Guimarães, Silva é filiado ao PT e concorreu ao cargo de vereador em 2000 em Aracati, a 154 quilômetros de Fortaleza. ?Ele (Silva) é uma pessoa simples, o conheço há muitos anos. Não sei dizer qual a formação dele, mas não teria como ter tanto dinheiro?, afirmou Guimarães.