Foto: Agência Brasil |
Lula garante que alicerces da economia serão preservados. |
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que pretende anunciar, dia 22, o pacote de medidas para acelerar o crescimento econômico. Em audiência com dirigentes da Ford e parlamentares no Palácio do Planalto, ele destacou a importância de garantir o desenvolvimento do País sem descuidar do controle da inflação, segundo participantes do encontro.
A uma pergunta de um dirigente de empresa sobre a estabilidade fiscal e a estabilidade econômica, Lula teria dito que o pacote não irá ?mexer? nos alicerces da política de austeridade do governo. ?Estou determinado a acelerar o crescimento, mas sem criar dificuldades para a estabilidade?, afirmou. ?A estabilidade foi uma conquista do primeiro governo.?
Durante a reunião, Lula voltou a citar momentos de crescimento da economia em governos passados, mas que não foram bons para boa parte da população. ?A inflação sempre retirou os ganhos dos trabalhadores?, disse. Ele citou ciclos de crescimento nos governos dos ex-presidentes Getúlio Vargas (1930-1945 e 1950-1954) e Juscelino Kubitschek (1956-1960) e no regime militar (1964-1985).
O governo chegou a divulgar que anunciaria no final de 2006 o pacote de medidas que, a princípio, iria garantir um crescimento de 5% neste ano. Mudou de idéia e adiou o anúncio. Nos últimos dias, o presidente tem se dedicado a analisar projetos para incrementar o setor de construção civil, especialmente programas de construção de casas populares.