Rio – O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, desembargador Cláudio Baldino Maciel, disse hoje, no Rio, que o grande problema do Poder Judiciário nao é de estrutura constitucional e sim de funcionalidade. Em sua avaliação, é necessário a desburocratização da atividade judiciária, cujas rotinas ainda remontam ao século XIX.
Segundo o presidente da AMB, os instrumentos colocados à disposição dos juízes, advogados , promotores e defensores, para a realização da Justiça, precisam ser reformados. Os códigos de processo ou ritos processuais, destacou o desembargador, acabam se estendendo, e levando muito tempo para serem julgados, o que resulta em prejuízos para a população e ocasiona descrédito na Justiça.
Baldino Manoel disse ainda que o Brasil carece de Juizes, onde há um magistrado para atender trinta mil habitantes), ao contrário dos países europeus, onde há um juiz para assistir três mil habitantes. As declarações do desembargador foram dadas durante palestra sobre a democratização do Judiciário, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.