A Presidência da República instalou linhas telefônicas exclusivas, com sistema antigrampo, ligando o presidente Fernando Henrique Cardoso e o eleito Luiz Inácio Lula da Silva para uso durante o período de transição de governo. Além de aparelhos fixos, Lula receberá um telefone celular com misturador de voz para falar com Fernando Henrique.
O telefone que vai conectar o Palácio do Planalto e o do Alvorada ao local de trabalho e à residência de Lula é o mesmo tipo que FHC usa para falar com seus ministros, que é conhecido na Esplanada como o “telefone vermelho”. Uma linha protegida também está disponível para Lula no escritório de transição, no Centro de Formação do Banco do Brasil, onde a equipe do futuro governo deverá reunir-se a partir desta semana.
Os telefones instalados para uso de Fernando Henrique e Lula têm sistema antigrampo, capaz de criptografar as conversas. Esse tipo de equipamento é utilizado no governo por um número reduzido de autoridades para preservar o sigilo das informações.