Brasília – O controlador-geral da União, ministro Waldir Pires, informou ontem que a análise realizada em 600 contratos vigentes dos Correios aponta para um prejuízo aos cofres públicos estimado até agora em R$ 157 milhões. A análise foi iniciada em julho do ano passado, com a descoberta da existência de um esquema de desvio sistemático de dinheiro público montado por políticos da base aliada do governo
Em depoimento de mais de três horas à Sub-Relatoria de Normas de Combate à Corrupção da CPMI dos Correios, Pires detalhou as medidas que o governo está adotando para fechar o cerco ao desvio de recursos e pediu ao Congresso agilidade na aprovação de leis contra a impunidade de políticos, administradores e servidores que cometem malversação de dinheiro público. "Só é possível construir a democracia se os gastos públicos forem corretos", enfatizou.
O ministro pediu empenho, por exemplo, na aprovação do projeto de lei que criminaliza o enriquecimento ilícito de funcionários públicos. Ele defendeu a redução do número de cargos em comissão no governo federal e a extinção do foro privilegiado de parlamentares e autoridades.