A prefeitura do Rio de Janeiro vai multar a Light, concessionária de energia elétrica da cidade, por danos ao patrimônio público e interrupção de vias públicas. Em nota divulgada hoje, a prefeitura afirma que “considera inaceitáveis os incidentes e explosões nos bueiros e câmaras subterrâneas da concessionária Light na cidade, que tem colocado em risco a segurança da população e o patrimônio público”.
A Procuradoria Geral do Município, que já enviou notificações à empresa e à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), está preparando medida legal contra a Light. Após a explosão de um caixa subterrânea em Copacabana, em abril deste ano, a prefeitura do Rio criou uma comissão de acompanhamento da situação.
Coordenada pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, a comissão reuniu-se com a Light por diversas vezes e recebeu informações a respeito do plano de investimentos da empresa para solucionar a questão. A Light afirma que não tem conhecimento de risco iminente em qualquer logradouro da cidade.
A comissão de acompanhamento da prefeitura também esteve em reunião com o diretor geral e executivos da Aneel, em Brasília, para colher informações e alertar a agência reguladora sobre os episódios no Rio, solicitando providências urgentes. A Aneel informou que está acompanhando de perto a situação, assim como os programas de investimento da Light.