brasil

Prefeitura de SP quer lançar edital de PMI para concessão de cemitérios

A prefeitura de São Paulo pretende lançar o edital de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para a concessão dos cemitérios, crematórios e serviços funerários municipais na próxima sexta-feira, 23. O projeto faz parte do Plano Municipal de Desestatização.

Segundo o secretário de Desestatização e Parcerias da Prefeitura de São Paulo, Wilson Poit, fundos de investimento, sobretudo imobiliários, tanto do Brasil quanto do exterior, são os principais interessados nos ativos. “Hoje, o serviço funerário é um monopólio municipal, e ele será concedido para várias empresas”, disse, durante evento realizado pela Comércio Exterior da Câmara de Comércio França-Brasil.

Em relação à administração dos cemitérios, Poit afirmou que os donos de jazigos poderiam pagar uma taxa aos concessionários para a manutenção e limpeza das sepulturas, sem a necessidade de pagamentos para “zeladores” ou outros tipos de intermediários.

O secretário ressaltou, no entanto, que a Prefeitura não irá se ausentar por completo dos serviços funerários e cemitérios. “Vamos criar uma agência reguladora, vamos fiscalizar”, disse.

Desestatização

Em sua fala, Poit lembrou que a Prefeitura já lançou as PMIs para a concessão de 14 parques municipais e 26 empresas já se cadastraram para estudar esse processo – e do Complexo do Pacaembu.

Entre outros ativos que a gestão João Dória (PSDB) pretende conceder à iniciativa privada estão a gestão do sistema de bilhete único, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, a administração de terminais de ônibus e a gerência dos mercados municipais.

Poit ressaltou que esses projetos não serão privatizados – o parceiro privado poderá explorar economicamente os empreendimentos durante um período de tempo pré-determinado, num modelo clássico de concessão.

O secretário destacou que, na carteira do Plano de Desestatização, apenas três ativos serão vendidos: a SPTuris/Anhembi, o autódromo de Interlagos e cotas de um fundo imobiliário composto por imóveis que ainda estão sendo listados pela Prefeitura.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo