A Prefeitura de São Paulo homologou neste sábado, 8, o tombamento do antigo Cine Joia e de outros 12 casarões, sobrados e edifícios da Praça Carlos Gomes, da Rua Álvares Machado e da Avenida da Liberdade, na região central. Os bens contemplam o chamado “conjunto de imóveis situados no entorno da Igreja São Gonçalo”, fazendo referência ao templo religioso do bairro da Liberdade.

continua após a publicidade

Embora a oficialização tenha ocorrido apenas neste ano, o tombamento foi aprovado em reunião do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) em 5 de março de 2018. A resolução de tombamento pontua que a decisão “desempenhará papel fundamental como material de permanência e de estruturação da memória desta área (Liberdade), em processo de acelerada transformação.”

A escolha dos imóveis considerou o Inventário Geral do Patrimônio Ambiental, Cultural e Urbano de São Paulo (IGEPAC-SP), publicado em 1987, por formar “um conjunto representativo da história da urbanização daquela área”, que inclui “uma dimensão sociocultural, da história e da paisagem local, para além dos aspectos da arquitetura em si, representadas também pelo traçado viário, geomorfologia, arqueologia e lugares de caráter referencial”, conforme aponta a resolução.

A Igreja São Gonçalo é tombada nas esferas estadual (desde 1971) e municipal (desde 1991) e é referência por ter missas em japonês aos domingos. Ela foi erguida originalmente em 1757, na Praça Doutor João Mendes, embora a atual construção seja do século 19.

continua após a publicidade

“A Igreja de São Gonçalo no conjunto urbano do ‘centro velho’ de São Paulo, que, ao lado da antiga Assembleia, da Igreja N. S. dos Remédios e do antigo Teatro São José, todos demolidos, compunha um núcleo histórico vital da cidade em fins do século 19, mas, também, a configuração atual e os processos de transformações urbanas ocorridos na área da Praça Dr. João Mendes, para a qual se volta a Igreja de São Gonçalo”, pontua a resolução de tombamento.

O tombamento inclui o antigo Cine Joia, datado da década de 1950 e que foi especializado em produções japonesas. Fechado nos anos 1980, reabriu em 2011 como espaço de festas e shows.
Com exceção do Cine Joia, que precisará preservar remanescentes do antigo cinema, os demais imóveis deverão manter apenas as características externas. Projetos de intervenção e restauro serão permitidos após análise do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH), da Prefeitura, e do Conpresp. Além disso, qualquer obra que implique em escavações nos imóveis tombados e em áreas adjacentes precisarão ter um parecer do Centro de Arqueologia de São Paulo.

continua após a publicidade

Veja a lista dos 13 imóveis tombados na região da Liberdade:

Imóvel na esquina da Rua Doutor Rodrigo Silva, 97 e 107, com Rua Álvares Machado, 60 (preservação das características arquitetônicas externas)

Sobrado da Rua Álvares Machado, 32 e 38 (preservação das características arquitetônicas externas)

Edifício Roberto, localizado na Rua Álvares Machado, 50 (preservação das características arquitetônicas externas)

Sobrado da Avenida da Liberdade, 44 e 46 (preservação das características arquitetônicas externas)

Sobrado da Avenida da Liberdade, 48 e 50 (preservação das características arquitetônicas externas)

Sobrado da Avenida da Liberdade, 52, 54, 58 e 60 (preservação das características arquitetônicas externas)

Imóvel da Praça Carlos Gomes, 107 e 109, com Avenida da Liberdade, 86 (preservação das características arquitetônicas externas)

Imóvel da Praça Carlos Gomes, 153, 159 e 161, com Avenida da Liberdade, 132, 136, 140, 144, 148, 152, 156 (preservação das características arquitetônicas externas)

Imóvel da Praça Carlos Gomes, 121, 125, 129, 135 e 139, com Avenida da Liberdade, 100, 104, 108, 112, 116 e 118 (preservação das características arquitetônicas externas)

Antigo Cine Joia, na Praça Carlos Gomes, 82 (preservação das características arquitetônicas externas e da arquitetura interna que “ainda remete ao antigo cinema”)

Sobrado da Praça Carlos Gomes, 100 e 104 (preservação das características arquitetônicas externas)

Predinho da Praça Carlos Gomes, 146 e 156 (preservação das características arquitetônicas externas)

Edifício São José, na Praça Carlos Gomes, 60 (preservação das características arquitetônicas externas)