Prefeitura de SP espera 200 ônibus movidos a etanol

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, disse hoje, durante lançamento do primeiro ônibus movido a etanol da cidade de São Paulo, que a expectativa da administração paulista é de que 200 ônibus “verdes” sejam colocados nas ruas da cidade no curto prazo. O combustível que movimentará o ônibus pioneiro é formado por 95% de etanol brasileiro e 5% de um aditivo a base de diesel produzido na Suécia.

Kassab disse também que esta iniciativa poderá ser subsidiada por recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e também por meio da emissão de créditos de carbono. “Estamos conversando com o presidente Lula sobre o projeto de substituir a frota de ônibus de diesel para combustíveis renováveis”, disse.

O lançamento do primeiro ônibus à etanol de São Paulo, que circulará da linha Terminal Lapa – Vila Mariana, passando pela Avenida Paulista, faz parte do Projeto BEST – BioEtanol para o Transporte Sustentável, que prevê a utilização de combustíveis renováveis no transporte público. O projeto foi criado pela União Europeia e é coordenado pela prefeitura de Estocolmo. No Brasil, o projeto é coordenado pelo Centro Nacional de Referência em Biomassa (CENBIO).

Segundo Sílvia Velázquez, da CENBIO, a cidade de São Paulo possui 15 mil ônibus movidos a diesel e, se todos eles fossem substituídos por ônibus a etanol, as emissões de gases de efeito estufa seriam equivalentes a apenas 3 mil ônibus. Em Estocolmo já existe uma frota de 600 ônibus rodando com etanol brasileiro.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna