A Prefeitura de São Paulo estuda implantar uma faixa exclusiva para motos ao longo da Marginal do Rio Tietê assim que forem concluídas as obras de ampliação da via. A informação foi divulgada hoje pelo secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes. “Se for possível fazer a motofaixa, a pintura da Nova Marginal será feita já dessa forma”, disse Moraes.

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Segundo o secretário, a maior dificuldade de implantar espaços exclusivos para moto ou bicicleta na cidade é projetar os pontos de entrada e saída dos condutores da faixa. Esse fator será decisivo para definir em que ponto da Marginal ficará a nova motofaixa. De acordo com Moraes, a Prefeitura planeja também uma faixa para motos ligando a região da Vergueiro com a Praça João Mendes.

O secretário adiantou ainda que, com a entrega em março de 2010 do trecho sul do Rodoanel Mário Covas – obra do governo estadual , será ampliada a restrição à circulação de caminhões nas Marginais dos Rios Tietê e Pinheiros e na Avenida dos Bandeirantes. Hoje, para circular por essas vias, os caminhões respeitam um rodízio de acordo com o número da placa.

“Com a inauguração do trecho sul do Rodoanel, não se justifica mais que caminhões que vêm do Brasil todo para o Porto de Santos passem por São Paulo”, afirmou Moraes. “Estamos na reta final do planejamento para tirar esses caminhões da Marginal.”

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Dentro dos esforços para diminuir os congestionamentos paulistanos, Moraes citou que a Prefeitura abrirá “em breve” processo para receber projetos de interesse para a construção de 64 prédios de estacionamentos. “Será a Zona Azul vertical.”

Transtorno

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O prefeito da capital, Gilberto Kassab (DEM), avaliou hoje que os paulistanos mostraram “saber conviver com o transtorno” das obras de ampliação da Marginal do Tietê. Três pontes estão interditadas para a operação. “A cidade paga um preço”, afirmou Kassab, ao chegar para a inauguração da nova base do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), na região central.

Alexandre de Moraes considerou que o impacto das interdições foi bem absorvido no trânsito da cidade e acabou diluído em horários fora do pico de tráfego. “Isso mostra que a população entendeu a importância de, quando possível, alterar seus horários”, disse o secretário.

Segundo Moraes, a lentidão na Marginal do Tietê ontem aumentou 31% em relação à média no pico da manhã (das 7h às 10h) e 26% no pico da noite (das 17h às 20h). Ainda de acordo com dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), os congestionamentos na cidade ficaram 4% menores que a média de manhã e 6% à noite. “Na média do dia, ontem tivemos 66,1 quilômetros de congestionamentos. A média das terças-feiras desse semestre foi de 65 quilômetros.”