O prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) divulgou nesta quinta-feira, 8, detalhes do novo serviço de táxi da Prefeitura, que terá o nome oficial de táxi preto. Serão sorteados 5 mil alvarás para este novo modelo.

continua após a publicidade

Conforme o jornal O Estado de S.Paulo publicou nesta quinta-feira, 8, os carros pretos só poderão acertar corridas chamadas por aplicativos. Os carros terão de ter alvará de funcionamento e os motoristas terão de ter a licença da Prefeitura, chamada condutax.

As regras mantêm o serviço atualmente feito pela Uber na clandestinidade. Caso queira operar, a empresa terá de se enquadrar nas regras do decreto.

Dos 5 mil novos carros, metade será sorteada para taxistas que trabalham hoje como segundos condutores de outro táxi. Da outra metade, 1250 vagas serão exclusivas para mulheres. 10% dos carros terão de ter adaptação para deficientes. Os sorteados terão de pagar uma outorga para a Prefeitura.

continua após a publicidade

Em nota, a Uber esclareceu que “não é uma empresa de taxi e, portanto, não se encaixa em nenhuma categoria deste tipo de serviço, que é de transporte individual público.”

“Como os motoristas parceiros da Uber prestam o serviço de transporte individual privado previsto na PNMU (Política Nacional de Mobilidade Urbana), a Uber aguarda essa regulamentação municipal. Enquanto isso, a Uber segue operando normalmente em São Paulo”, diz ainda a nota.

continua após a publicidade