Os estoques das farmácias da rede municipal de saúde já podem ser acessados pelos pacientes com um aplicativo para celular ou pela internet pelo “Aqui Tem Remédio”, ferramenta lançada pela Prefeitura de São Paulo nesta segunda-feira, 14.
Com o aplicativo, os usuários podem consultar se os medicamentos de que necessitam estão disponíveis nas farmácias das unidades de saúde distribuídas na capital. As mesmas informações podem ser acessadas pelo site
aquitemremedio.prefeitura.sp.gov.br.
Ao todo, a rede de saúde do município oferece 279 medicamentos em 566 farmácias distribuídas pela cidade. Por ano, são 6,3 milhões de pessoas atendidas, totalizando 30 milhões de receitas, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. Entre os medicamentos, estão remédios para hipertensão, diabetes e contraceptivos.
“Essa ferramenta não representou custo adicional para a Prefeitura e vai melhorar a gestão do estoque, a orientação para o usuário. Ela vai melhorar o serviço e fazer com que a gente tenha mais precisão para atacar o problema (de falta de remédios na rede)”, explica o secretário Alexandre Padilha.
Segundo Padilha, funcionários de unidade de saúde do município foram treinados nos últimos 15 dias para utilizar o serviço e dar orientações para os pacientes.