Teresina – O presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), José de Andrade Maia Filho (PPB), o Mainha, disse ontem que vários prefeitos que não podem mais ser reeleitos em seus municípios vão disputar o mandato em outras cidades. Esses prefeitos, se eleitos, ocuparão o cargo pela terceira vez consecutiva. Alguns precisam do mandato para manter foro privilegiado em ações que tramitam na Justiça. De acordo com Mainha, o prefeito da cidade de Jatobá do Piauí, a 134 km ao norte de Teresina, João Félix Andrade Filho, pretende disputar o mandato de prefeito em Campo Maior, a 84 km ao norte de Teresina. A cidade de Jatobá do Piauí foi desmembrada do município de Campo Maior e fica a 50 km de distância da antiga sede.
A prefeita da cidade de Joca Marques, a 235 km ao norte de Teresina, Janaina Marques, vai disputar o mandato em Luzilândia, a 234 km ao norte de Teresina, onde seu tio, Ismar Marques, ocupa atualmente o cargo de prefeito. O prefeito de Jurema, a 581 km ao sul de Teresina, Auricélio Ribeiro, vai concorrer à prefeitura no município de Anísio de Abreu, a 568 km ao sul de Teresina. Jurema é o município sede do qual foi desmembrada a cidade de Anísio de Abreu.
O prefeito de São Miguel da Baixa Grande, a 138 km ao sul de Teresina, Jeneilson Pio, vai ser candidato a prefeito no município de Passagem Franca, a 102 km ao sul de Teresina, que fica a 36 km de distância do seu município. Jeneilson responde por vários processos na Justiça, entre os quais, assalto a mão armada e porte ilegal de armas.