Brasília – O prefeito de Manaus, Alfredo Nascimento (PL), informou ontem que será o novo ministro dos Transportes. Ele substituirá Anderson Adauto, que deixa a pasta nos próximos dias para poder concorrer à prefeitura de Uberaba (MG). Segundo Nascimento, o convite foi formalizado ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião no Palácio do Planalto. Em entrevista a jornalistas na saída do encontro, Nascimento confirmou que aceita a indicação. Ele deve assumir a pasta no dia 15 de março e, até lá, disse que vai estudar em detalhes o funcionamento da máquina do ministério.
O prefeito revelou que a orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o seu trabalho à frente do Ministério dos Transportes foi a de priorizar o escoamento da produção brasileira. Nascimento diz que, para cumprir essa determinação, pretende fazer um “raio x” das estradas, rodovias e ferrovias responsáveis pelo escoamento da produção. “Vou ficar muito pouco em Brasília, para conhecer de perto a realidade das estradas, hidrovias e ferrovias”, afirmou.
Ele garantiu que vai manter os projetos já iniciados pelo atual ministro, Anderson Adauto. “Vou fazer uma transição tranqüila, vou dar continuidade ao trabalho, não vou inventar nada”, ressaltou.