O prefeito de Itacarambi, em Minas Gerais, declarou estado de emergência no distrito de Caraíbas, onde um tremor de 4,9 graus na escala Richter deixou uma criança morta, cinco feridos e centenas de desabrigados na madrugada deste domingo. De acordo com a Defesa Civil de Minas, o tremor de terras atingiu 76 casas e aproximadamente 380 pessoas. Do total de casas, seis foram destruídas.
Das famílias atingidas, 35 foram alojadas na Creche Najila Nemer em Itacarambi. As demais foram levadas para casas de parentes na localidade de Várzea Grande, a 8 km de Caraíbas. O tremor de terras provocou a morte de J.O.S., de 5 anos. Outras seis pessoas ficaram feridas: Maria de Fátima Pereira, Jesuína Fiuza Oliveira, Veralice Fiúza Oliveira, T.S.S., de 8 anos; e Osías Carvalho Santos. Todos os feridos foram atendidos no Hospital Municipal Gerson Dias, em Itacarambi, e já foram liberados.
Três técnicos do Observatório Sismológico de Brasília avaliam a partir de hoje o que teria provocado o terremoto. Eles não descartam a possibilidade de novos abalos.
O governador Aécio Neves está sendo aguardado na cidade, por volta das 11 horas. Ele autorizou a reconstrução, com ônus para o Estado, de todas as casas que tiveram problemas em função do tremor.