O prefeito de Itacarambi, em Minas Gerais, declarou estado de emergência no distrito de Caraíbas, onde um tremor de 4,9 graus na escala Richter deixou uma criança morta, cinco feridos e centenas de desabrigados na madrugada deste domingo. De acordo com a Defesa Civil de Minas, o tremor de terras atingiu 76 casas e aproximadamente 380 pessoas. Do total de casas, seis foram destruídas.

continua após a publicidade

Das famílias atingidas, 35 foram alojadas na Creche Najila Nemer em Itacarambi. As demais foram levadas para casas de parentes na localidade de Várzea Grande, a 8 km de Caraíbas. O tremor de terras provocou a morte de J.O.S., de 5 anos. Outras seis pessoas ficaram feridas: Maria de Fátima Pereira, Jesuína Fiuza Oliveira, Veralice Fiúza Oliveira, T.S.S., de 8 anos; e Osías Carvalho Santos. Todos os feridos foram atendidos no Hospital Municipal Gerson Dias, em Itacarambi, e já foram liberados.

Três técnicos do Observatório Sismológico de Brasília avaliam a partir de hoje o que teria provocado o terremoto. Eles não descartam a possibilidade de novos abalos.

O governador Aécio Neves está sendo aguardado na cidade, por volta das 11 horas. Ele autorizou a reconstrução, com ônus para o Estado, de todas as casas que tiveram problemas em função do tremor.

continua após a publicidade