Praia Grande é multada por devastar 8 mil m² de mangue

A Prefeitura Municipal de Praia Grande foi multada em R$ 40 mil pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por devastar uma área de 8 mil metros quadrados de mangue no bairro Guaramar. A multa foi aplicada hoje por dois fiscais do Ibama.

Após várias denúncias, eles compareceram ao local e flagraram crime de alteração de vegetação de área de proteção ambiental sem autorização do órgão competente. De acordo com a chefe do escritório regional do Ibama, Ingrid Maria Furlan Oberg, o local estava sendo aterrado ilegalmente com entulhos e lixo. “Estavam jogando de tudo lá. Tinha até coroa de velório”, disse Ingrid. Ela afirmou que o Ibama já havia alertado à prefeitura da irregularidade.

Em nota, a Prefeitura de Praia Grande informou que entrará com recurso contra a multa e que possuía a documentação e as autorizações necessárias para executar o serviço, porém respeitará as determinações do Ibama e paralisará a obra “momentaneamente”. “A Administração Municipal ressalta ainda que a Secretaria de Serviços Urbanos está desenvolvendo apenas trabalho de manutenção na estrada das comportas, que existe há mais de 30 anos no bairro Guaramar, sem ferir a área de preservação ambiental permanente. A via funciona como barreira física contra enchentes. O serviço de manutenção tem como principal objetivo minimizar graves pontos de alagamentos no bairro Sítio do Campo”, informou em nota.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo