Portugal quer atividade conjugada com o Brasil

O presidente português, Jorge Sampaio, convidou ontem o novo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, para uma visita de Estado a Portugal e o convite foi aceito, com data a ser marcada.

Os dois chefes de Estado se encontraram no Palácio do Planalto e conversaram sobre o avanço das relações bilaterais e no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, atualmente presidida pelo Brasil.

Sampaio defendeu iniciativas conjugadas de brasileiros e portugueses em terceiros países, especialmente na África e na União Européia.

“Pode haver parcerias de capital brasileiro e português que avancem para a Europa, permitindo, com isto, o escoamento dos produtos brasileiros (para a União Européia) enquanto as negociações entre Mercosul e UE não evoluem”.

O presidente de Portugal admitiu que é difícil a negociação entre os dois blocos, porque “a própria política agrícola européia está a ser revista”.

“Esperamos que isto possa evoluir nos próximos anos, de modo a albergar uma nova perspectiva para a negociação com o Mercosul.

Sampaio ressaltou que os empresários portugueses fizeram uma forte aposta no Brasil nos últimos anos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo