O porta-voz do Vaticano Federico Lombardi disse neste domingo (28) que a experiência de ver o papa Francisco “em casa”, na América Latina, falando muitas vezes em sua língua natal, espanhol, mostrou como a igreja latino-americana pode ajudar a Igreja universal a se renovar. Lombardi lembrou que a nomeação do papa foi há apenas quatro meses, período no qual suas ações têm sido observadas no Vaticano. “Agora vimos o papa no seu continente, em sua casa, falando também em sua língua (…) É a experiência de ver o papa mais espontâneo”, disse. “A Igreja latino-americana pode dar à Igreja universal uma contribuição de renovação, de entusiasmo e de perspectiva de futuro”, disse.

continua após a publicidade

Lombardi disse que ainda não está confirmada, oficialmente, qualquer viagem do papa para os próximos anos. O pontífice comentou durante a viagem que voltaria ao Brasil em 2017, para a comemoração dos 300 anos do Santuário Nacional de Aparecida. “Ainda não há agenda nem para o ano que vem”, disse. “Tudo o que sabemos foi este comentário.”

O porta-voz informou que o papa presenteou a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, com um par de sapatinhos para seu neto, nascido há poucos dias. Cristina e a presidente Dilma Rousseff participaram neste domingo da missa na praia de Copacabana junto com outros presidentes do continente.

continua após a publicidade

Lombardi disse fazer um “balanço extremamente positivo” da Jornada Mundial da Juventude no Rio. Destacou o contato do papa com os pobres e suas mensagens de como a fé vem de atitudes concretas. Ele lembrou, por exemplo, o encontro com infratores, com viciados em drogas e a visita à comunidade de Varginha. Destacou, ainda, o encontro do pontífice com bispos brasileiros e latino-americanos.

O porta-voz disse que o Papa encerra hoje o encontro com os jovens em perfeita saúde e mostrando muito vigor.

continua após a publicidade

Papa Francisco, relatou Lombardi, se encontrou pela manhã com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, de quem havia recebido as chaves da cidade no início da semana. Na cerimônia de boas-vindas, Paes havia lhe dito para fazer o que quisesse na cidade. “O senhor viu que estou fazendo o que quero”, disse o papa Francisco a Paes nesta manhã, segundo o relato do porta-voz.