Porcentagem de adolescentes grávidas subiu de 6,9% para 7,6% em dez anos

O número de mulheres em idade reprodutiva (15 a 49 anos) que tiveram filhos se manteve praticamente estável (63%) nos últimos dez anos, mas houve aumento na proporção de adolescentes grávidas que concluíram a gestação. Entre os anos de 1996 e 2006, a média entre as meninas de 15 a 17 anos subiu de 6,9% para 7,6%.

De acordo com a Síntese de Indicadores Sociais, divulgada nesta sexta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o maior aumento desses casos foi verificado na Região Nordeste (1,2 ponto percentual), enquanto o Sudeste se manteve com os menores resultados. Nessa região, a proporção de adolescentes grávidas é 5,6%, metade do maior percentual, na Região Norte (11,2%).

Por outro lado, entre as jovens de 18 a 24 anos de idade houve queda nos níveis de maternidade em 3,1 pontos percentuais, passando de 38% para 34,9%. O maior recuo neste indicador foi verificado na Região Sul (7,5 pontos percentuais) e a Nordeste foi a única que teve aumento nesta proporção (2,8 pontos percentuais). Essa região também apresentou o maior percentual de mulheres com filhos nesta faixa etária (49,3%).

A Síntese de Indicadores Sociais traça uma radiografia social brasileira a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2006.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo