São Paulo – Está confirmada para hoje a paralisação dos policiais federais em todo o País. A confirmação foi dada após o encontro entre parlamentares e o ministro da Justiça, Tarso Genro, e representantes da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) e de outras entidades de classe da Polícia Federal. A paralisação será de 24 horas.

continua após a publicidade

Com isso, segundo as entidades, toda a estrutura da Polícia Federal – delegados, peritos, agentes, escrivães e papiloscopistas – estará comprometida hoje. Uma nova reunião entre interlocutores do governo e representantes dos policiais federais está marcada para amanhã.

Este não é o primeiro ato de paralisação da categoria. Em 28 de março, um protesto semelhante foi realizado. Os policiais federais cobram a segunda parcela de reajuste salarial, acertada no Termo de Compromisso, em 2 de fevereiro de 2006, assinado pelo então ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos.

De acordo com a ADPF, apenas a primeira parcela, de 30% de reajuste, foi paga, faltando os outros 30%, para completar o reajuste total de 60%. ?Enquanto outras carreiras de órgãos federais, como a Receita Federal, por exemplo, tiveram nos últimos quatro anos reajustes que variaram entre 130,68% e 311, 73%, a Polícia Federal teve, nos últimos 12 anos, recomposição pouco superior a 40%?, afirmou o presidente da ADPF, Sandro Avelar.

continua após a publicidade