Policiais militares ocupam desde a madrugada de hoje a comunidade da Chatuba, em Mesquita, na Baixada Fluminense. Segundo a PM, a operação foi motivada pelo aumento da violência, que deixou ao menos 12 mortos nos últimos três dias na região.

continua após a publicidade

Até as 9h20, sete pessoas já tinham sido presas. Entre eles estão Ricardo Sales da Silva, 25, e Mônica da Silva Francisco, 20, que estavam com 433 papelotes de cocaína e 41 pedras de crack. Um homem identificado apenas como Beto Gorducho também foi preso com 50 gramas de cocaína e R$ 15 mil em espécie.

Ontem, foram encontrados os corpos de seis jovens que tinham desaparecido no final de semana, quando foram tomar banho de cachoeira em uma mata que dá acesso à favela da Chatuba. Os corpos foram localizados às margens da via Dutra. Alguns garotos estavam com as mãos amarradas.

A ocupação na comunidade permanecerá por tempo indeterminado e conta com cerca de 250 policiais do CPA (Comando de Policiamento de Área), da CI (Coordenadoria de Inteligência), do BPChq (Batalhão de Polícia de Choque), BAC (Batalhão de Ações com Cães) e do Grupamento Aeromarítimo.

continua após a publicidade

Durante a ocupação, a polícia pede que a população colabore denunciando criminosos, esconderijos e locais onde estão guardadas armas, drogas e outros produtos ilegais. Ela pede ainda que os moradores andem com documentos de identificação. Motoristas e motociclistas também deverão ser abordados.