Policiais Civis do Rio não farão greve durante os Jogos Pan-Americanos

Rio de Janeiro – Assembléia do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro decidiu nesta quarta-feira (11) a suspensão da greve de 48 horas iniciada na última segunda-feira (9). Segundo o presidente do sindicato, Fernando Bandeira, a categoria nunca cogitou dar prosseguimento à paralisação durante os Jogos Pan-Americanos, que começam na sexta-feira (13).

O presidente do sindicato afirmou que a decisão foi tomada em respeito ao evento e aos cidadãos cariocas. Sobre as declarações do governador Sérgio Cabral, que chamou de oportunista a paralisação dos policiais, Fernando Bandeira disse que a decisão de fazer a greve na semana do início dos jogos foi coincidência, pois as negociações com o governo do

estado começaram em março último.

"Mesmo que não houvesse nenhuma proposta do governo, nós iríamos propor a suspensão da greve em respeito ao grande evento internacional, que são os Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro. O governo nos chamou de oportunistas, mas não é nada disso. A greve que aconteceu na segunda e terça foi uma mera coincidência, pois são desdobramentos das negociações de março, pois o governo suspendeu o diálogo com a gente em abril".

Na segunda-feira (16), de acordo com Fernando Bandeira, está prevista uma reunião com o secretário estadual de Planejamento, Sérgio Ruy, quando o governo deve dar uma posição concreta sobre os pedidos da categoria.

Os agentes da Polícia Civil reivindicam a volta de um benefício salarial extinto em 2001, que corresponderia a 70% do salário.

Fernando Bandeira disse que haverá uma nova assembléia no dia 30 de julho, um dia depois do fim dos Jogos Pan-Americanos.

O governo do estado anunciou que as negociações com os policiais serão suspensas nos dias dos jogos.

Em nota oficial, o governador Sérgio Cabral elogiou a maturidade da Polícia Civil de determinar o fim da greve. E disse que a ordem aos secretários estaduais de Fazenda e de Planejamento é para que dêem prioridade no orçamento do estado os aumentos nos salários dos agentes de segurança.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo