São Paulo

– Após seis meses de investigação, policiais da 2.ª Dise (centro) prenderam, na madrugada de sábado, um dos traficantes mais procurados do Estado de São Paulo. João Batista de Faria, de 40 anos, foi detido em megaoperação realizada simultaneamente no bairro do Jabaquara, Vila Santa Catarina e nas cidades de Itapevi, Jandira e Itu. Faria é braço-direito e irmão de Claudair Lopes de Faria, de 32 anos, o CL, que está foragido e seria o chefe da quadrilha. Os “irmãos Faria” controlavam mais de 50 favelas de São Paulo e compravam a droga das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), da Bolívia e Paraguai.

Segundo a polícia, CL já estaria acuado e negociando a sua rendição. Durante a investigação, a polícia também pôde constatar que os irmãos mantinham contato com Fernandinho Beira-Mar, líder do Comando Vermelho, no Rio de Janeiro, a quem eles classificavam de “compadre”. Beira-Mar foi responsável pela rebelião registrada em Bangu 1, presídio até então considerado de segurança máxima, na semana retrasada.

De acordo com o diretor do Denarc (Departamento de Investigações sobre Narcóticos), o delegado Ivaney Cayres de Souza, a maior apreensão foi feita em um sítio, na cidade de Itu, localizado no quilômetro 68 da Rodovia Castello Branco. “Neste lugar, homens do SOE (Setor de Operações Especiais) encontram tambores plásticos com cocaína enterrados e escondidos na piscina”, afirmou Souza. Ao todo, foram apreendidos 420 quilos de cocaína, dois telefones de transmissão via satélite vindos da Holanda, 35 celulares, duas pistolas Taurus 380, duas Luger 9mm, um revólver 38, duas balanças digitais, uma máquina de contar dinheiro, além de farta munição.

continua após a publicidade

continua após a publicidade