Polícia investiga descarte de leite em estrada em São Paulo

A Polícia Civil de Campinas (SP) vai apurar as responsabilidades do descarte de 148 litros de leite do programa Vivaleite, do governo do Estado de São Paulo, nos quilômetros 8 e 9 da Estrada Velha de Indaiatuba, às margens do Rio Capivari e sob a Rodovia dos Bandeirantes, em Campinas.

A Vigilância em Saúde (Visa) do município informou que havia cinco lotes de litros de leite e todos estavam vencidos, com datas entre 9 de março de 2009 e 11 de fevereiro deste ano. Das 148 embalagens encontradas à beira da estrada ontem, 83 estavam abertas e 65, fechadas.

A Visa apreendeu e inutilizou os produtos hoje, e encaminhou as embalagens para o aterro sanitário. As autoridades em saúde não souberam informar se o leite seria entregue em Campinas ou outra cidade da região.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo informou, por meio de assessoria, que averiguou com as autoridades municipais de Campinas e Indaiatuba se havia falha no recebimento do produto e não foi identificado nenhum registro de problemas na entrega.

O próximo passo é apurar junto às empresas fornecedoras e pontos de distribuição para investigar a possibilidade de descarte irregular. Campinas tem 65 pontos de distribuição que recebem 67,2 mil litros de leite mensalmente para atender 3.802 famílias. Indaiatuba recebe 8,6 mil litros de leite para 491 famílias, por meio da prefeitura. O Vivaleite distribui 11 milhões de litros de leite por mês no Estado.

Voltar ao topo