Polícia Federal retoma trabalhos a partir de hoje

Brasília – Apesar de o fim da greve dos policiais federais não ter sido aprovada pelo sindicato da categoria em cinco estados, todos os agentes, escrivães e peritos devem voltar ao trabalho a partir de hoje. Ontem, o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Francisco Carlos Garisto, pediu ajuda ao Congresso para retomar as negociações com o governo, paralisadas há 60 dias, período que o movimento durou.

Na Comissão de Segurança do Senado, onde esteve pela manhã, ele reconheceu que a operação padrão feita durante a greve “foi um tiro no pé” e teve efeito negativo junto à população e à opinião pública. Até ontem, pelo menos 45% dos policiais federais grevistas já tinham seus pontos cortados, já que o Ministério da Justiça havia conseguido ações favoráveis na Justiça em 12 estados, alguns deles, como Rio de Janeiro e São Paulo, além do Distrito Federal, onde o efetivo é grande. Os grevistas estão contando com a ajuda do presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), para se reaproximar do governo e sentar novamente à mesa de negociações. Os policiais pedem salários de nível superior.

Segundo Garisto, apesar de em cinco estados a decisão ter sido pela manutenção da greve, todos os policiais retornam hoje ao trabalho, e deverão esperar resposta do governo para retomar as negociações até a próxima semana. E mesmo que se decida pela manutenção do movimento, serão utilizados outros métodos, diferentes da operação padrão.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo