O ministro da Justiça, Tarso Genro, confirmou nesta segunda-feira (10) que a Polícia Federal (PF) reforçou sua atuação na fronteira do Brasil com a Colômbia, segundo a Rádio CBN. De acordo com a emissora, ele negou que a medida esteja relacionada ao recente conflito diplomático envolvendo Colômbia, Equador e Venezuela e se recusou a comentar se o objetivo é combater as ações de narcotráfico das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Ele classificou a ação como "rotina".
"A Polícia Federal aumenta e diminui o trabalho nas fronteiras de acordo com informações que recebe do seu trabalho de inteligência. Em relação a esse processo que está ocorrendo agora, trata-se de uma mera rotina. As fronteiras do Brasil são policiadas pela Polícia Federal e pelas Forças Armadas. E maior ou menor tensão sempre implica numa maior atuação desses órgãos que garantem a nossa soberania", afirmou à radio.
Em breve, a PF deve inaugurar uma base de operações no oeste do Amazonas, próxima da fronteira colombiana, como parte da operação Cobra, deflagrada para desarticular o narcotráfico na fronteira da Amazônia brasileira.