Seis pessoas foram presas durante uma operação da Polícia Federal deflagrada na manhã desta quinta-feira, nos Estados de São Paulo e Minas Gerais. A ação tem o objetivo de desarticular uma quadrilha de doleiros que atuava principalmente na região de Alphaville, em Barueri, na Grande São Paulo.
De acordo com a PF, além das prisões, quatro em São Paulo e duas em Minas, os agentes envolvidos na "Operação X-9" também cumpriram seis mandados de prisão temporária, sendo quatro em São Paulo, e 11 mandados de busca e apreensão, nove deles em São Paulo. Os mandados foram cumpridos com a localização de dinheiro documentos e aparelhos eletrônicos de alto valor sem nota fiscal.
A organização agia no mercado paralelo de câmbio e realizava operações conhecidas como dólar cabo, possuindo ramificação nos Estados Unidos. Dentre os principais clientes há empresas e imigrantes brasileiros residentes nos Estados Unidos, que buscam enviar a seus parentes no Brasil parte do dinheiro ganho no exterior, sem o conhecimento das autoridades brasileiras. Os envolvidos responderão pelos crimes de evasão de divisas, operação de instituição financeira sem a competente autorização, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal.