Pelo menos 10 pessoas foram presas nesta manhã durante operação da Polícia Federal, em conjunto com autoridades norte-americanas em São Paulo, no Rio Grande do Sul e nos EUA. De acordo com a PF, tratava-se de um esquema internacional que fraudava investidores do mercado financeiro (pessoas físicas e jurídicas) de vários países, principalmente Inglaterra, Espanha, Austrália, EUA e alguns países da Ásia.

continua após a publicidade

Estão sendo cumpridos 27 mandados de prisão temporária, três mandados de prisão preventiva e 35 ordens de busca e apreensão. Nos EUA, o FBI cumpriu dois mandados de prisão contra brasileiros em Miami. De acordo com a PF, a quadrilha forjava sites de falsas empresas de fusões e aquisições, agências reguladoras americanas e asiáticas e diversos contratos e documentos para enganar estrangeiros possuidores de ações com baixa liquidez.

Para concretizar o negócio exigia-se o depósito antecipado de taxas de corretagem e impostos, com a promessa de restituição de todo esse dinheiro. A quantia era transferida, pelos clientes, para contas abertas nos Estados Unidos. Tais contas eram abertas pelo núcleo da quadrilha responsável pela movimentação financeira desses ativos advindos do golpe. Segundo informações da SEC (a comissão de valores mobiliários dos EUA), esse tipo de fraude é líder em reclamações.

continua após a publicidade