O ministro da Justiça, Paulo de Tarso Ribeiro, informou há pouco, que a Polícia Federal está encarregada de fazer um relatório sobre a situação no Rio de Janeiro, onde bandidos mandaram os comerciantes fecharem suas lojas. “O governo federal está monitorando a situação no Estado e não irá permitir que a população se sinta amedrontada e impedida de trabalhar. Esse é um cenário que nós não vamos admitir”, assegurou. O relatório deve ser concluído até o final do dia.

Paulo de Tarso conversou com a governadora do Rio, Benedita da Silva, por volta das 14 horas, quando nove pessoas já tinham sido presas por fazerem parte “de um esquema de amedrontamento da população”. Segundo o ministro, Benedida disse que a situação já está sob controle e que todo efetivo da Polícia Militar foi colocado nas ruas. “O fechamento do comércio foi uma reação natural ao temor generalizado de que algo possa acontecer”, afirmou Paulo de Tarso, atribuindo o pânico a um boato por causa de um episódio “tópico e localizado”.

O ministro não descartou a possibilidade de enviar equipes à cidade caso a situação não seja controlada, evitando que o fato se repita no dia da eleição, no próximo domingo. “O governo não irá permitir que isso ocorra novamente e se for necessário tomar medidas preventivamente nós iremos analisar todas as possibilidades”.

continua após a publicidade

continua após a publicidade