Rio (ABr) – Trinta e seis pessoas foram presas ontem pela Polícia Federal (PF), com base em mandados de prisão expedidos pela Justiça, na Operação Xeque-Mate, realizada para desarticular uma quadrilha de 50 traficantes de drogas que atuava na região sul do Rio de Janeiro. Eles foram levados para a delegacia de Volta Redonda e serão ouvidos pelo delegado, César Augusto Gaspar, que chefiou o trabalho.
Os 100 agentes da PF percorreram a periferia da cidade e de outros municípios próximos. A ação teve início às 6 horas com o objetivo de prender os integrantes do grupo que, segundo a polícia, movimentou mais de R$ 1,5 milhão no ano passado, com a distribuição de 60 quilos de cocaína. A droga era enviada de São Paulo para o Rio de Janeiro por integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC).
As investigações começaram há três meses e incluíram escuta telefônica. Em janeiro, a polícia havia prendido Anísio Rodrigues de Melo, líder da facção em São Paulo, estabelecido em Volta Redonda. Outros 13 integrantes da quadrilha também foram presos na época.
Vinte e nove mandados de prisão foram expedidos para os bairros Aterrado, Vale Verde e Vila Brasília, de Volta Redonda, onde se concentraram as investigações. Outros sete mandados para cidades como Barra Mansa e Japeri e mais dois para cidades do estado de São Paulo.