Com o objetivo de desarticular uma grande quadrilha de tráfico de drogas e extermínio na região de Macaé, no Rio Janeiro, a Polícia Federal (PF) deflagrou ontem a Operação Morpheu. São 40 mandados de prisão e 30 de busca que a PF pretende cumprir até o final da semana.
Para isso, 250 policiais federais estão atuando no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, Mato Grosso e no Paraná. No primeiro dia de operação, 12 pessoas já foram detidas, 11 no RJ e uma no MT. Foram apreendidos, ainda, 20 kg de pasta base de cocaína, sete de crack, 11 veículos, 11 armas, sendo uma submetralhadora, muita munição e produtos utilizados para o refino de cocaína, além de R$ 23,5 mil em espécie.
No Paraná, até a noite de ontem, nenhum mandado havia sido cumprido. ?Mas a operação segue até o cumprimento de todos, não temos data para encerrá-la?, disse o delegado da PF de Macaé, Eduardo Fonte, que comanda a operação. O delegado não quis adiantar quantos e que tipos de mandados estão sendo cumpridos no estado e qual sua ligação com o crime organizado do Rio de Janeiro, alegando a necessidade de sigilo na investigação.