Polícia Federal começa a ouvir presos da Operação Hurricane

Os presos da Operação Hurricane (Furacão, em inglês), deflagrada pela Polícia Federal do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Distrito Federal, começaram a prestar depoimentos às 16 horas deste sábado, 14, na sede da PF, em Brasília. Eles chegaram à cidade durante a manhã deste sábado. Os depoimentos são dados a três equipes de policiais da diretoria de inteligência da PF. Dois dos 25 suspeitos já foram ouvidos no Rio de Janeiro na Sexta-feira. Entre os presos há magistrados, bicheiros e até o advogado Virgílio de Oliveira Medina, irmão do ministro Paulo Medina, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Foram cumpridos 70 mandados de busca e apreensão e 25 mandados de prisão.

Antes de viajar para Brasília, os presos passaram por uma bateria de exames médicos para certificar que estavam bem de saúde e em condições para viajar de avião. Os que reclamavam de desconforto e os que têm problemas cardíacos foram avaliados por uma equipe médica do hospital Pró Cardíaco, do Rio. Eles fizeram vários exames dentre os quais eletrocardiograma. De acordo com a PF, todos os presos estão com boa saúde.

Entre os presos, o desembargador José Eduardo Carreira Alvim e o advogado Silvério Nery Cabral Júnior já pediram que relaxe as prisões. O pedido será analisado pelo ministro do STF Cezar Peluso, autor da decisão que determinou a prisão do grupo das 25 pessoas. A expectativa é de que Peluso decidirá os pedidos de relaxamento de prisão apenas na próxima semana.

É o caso de Raul Ornelas, que representa Luiz Paulo Dias de Matos e a única mulher entre os 25 presos na Operação Furacão, Susie Pinheiro Dias de Matos, que trabalha na Agência Nacional de Petróleo (ANP), também poderá entrar com pedido de relaxamento de prisão de seus clientes.

"São pessoas de boa índole e excelente profissionais", afirmou o advogado. "O fundamento de uma prisão temporária é garantir a coleta de provas, o que já foi feito, não há necessidade de manter a prisão após os depoimentos", completou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo